29/11/2013

JOSÉ CASACA DEFENDE TESE DE PÓS-GRADUAÇÃO



No dia 15 de Novembro, o aluno do CEP - Centro de Estudos Pós-Graduados da UNISETI José Casaca, defendeu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a sua Tese sobre o tema "Governabilidade e autarquias locais - O Caso da Câmara Municipal de Setúbal (1976 - 2005)", perante um júri constituído por Arlindo Mota, Doutor em Ciência Política e director do CEP e pelo Doutor António Filipe, professor universitário e vice-presidente da Assembleia da República, que arguiu. Presidiu o Dr. Armando Sacramento, em representação da UNISETI.

A pesquisa, inédita, tentou pôr em evidência em que medida a actual lei das autarquias locais garante ou impede a constituição de governos locais estáveis, tendo concluído pela primeira hipótese. Após a apresentação da Tese e sua defesa, o candidato viu a sua dissertação aprovada com a classificação de Muito Bom, constituindo-se assim no terceiro graduado pelo CEP, depois do Prof. Alberto Alves, com uma tese sobre a História do Turismo, e da Prof.ª Maria Clementina que escreveu sobre a História do Teatro Amador de Setúbal.

apm

10.º ANIVERSÁRIO DA UNISETI E COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO


A UNISETI fez em 03 de Novembro dez anos sobre o início da sua actividade. Face ao período febril que a Universidade estava a viver, no sentido de se ir dotando dos instrumentos necessários para o seu funcionamento, resolveu a Direcção, em cooperação com o assim designado "Movimento dos Mais Velhos", comemorar em conjunto aquela efeméride com a organização das festividades do S. Martinho. O espaço escolhido (só podia ser aquele!) foi o espaço exterior da Universidade em pleno Parque do Bonfim, devidamente circundado por uma divisória de rede e arbustos, que parece convidar a realização de jornadas como aquela. Das castanhas à água-pé, das azevias às nozes e batata doce, nada faltou naquele banquete organizado com os produtos trazidos por cada conviva. E no fogareiro, sempre em actividade, diversos "especialistas" iam mantendo o fogo bem vivo Por fim, o Grupo de cantares da UNISETI acompanhou o apagar das velas e o entoar dos PARABÉNS à jovem Universidade Sénior. Foi uma jornada de convívio, a que o tempo e as condições do lugar, tornaram inesquecível.


 

                                                               apm

O CIMM PROSSEGUIU A SUA ACTIVIDADE

Notícia em construção. (EM BREVE ESTARÁ ACTUALIZADA)

O CIMM - Centro de Investigação Manuel Medeiros programou a actividade do 1,º Período, agendando um conjunto de palestras.

A FORÇA DE UMA IDEIA


As instalações da UNISETI no Parque do Bonfim são boas. Constituem um importante passo em frente em relação ao passado recente, mas estão (estarão sempre...) longe de se adequarem à exigência (salutar) de professores e alunos. Por isso - porque sentem que a escola é de todos e de cada um - face à exiguidade e inadaptação da sala de informática às necessidades, resolveram tomar o "destino nas mãos" e, obtida a aquiescência (entusiástica) da gestão, lançaram mãos à obra: feita a lista de aquisições (não se esquecendo de "regatear" sempre o melhor preço), foram às compras e numa semana a sala de informática havia-se transfigurado. Parecia uma réplica do popular programa de televisão "Querido, mudei a casa". Aqui ficam os seus nomes, que deram um exemplo de como numa instituição como esta, a vontade e o saber de mãos dadas conseguem milagres (mesmo que o espaço da sala de informática, nesta fase, não se tenha podido aumentar - pôde tornar-se mais funcional e agradável).

apm

O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD



 
Constituiu um assinalável sucesso a exibição do primeiro filme do nosso CINE MAIOR IDADE no dia 11 de Outubro, tendo estado presentes cerca de 200 pessoas para assistir à obra, ao mesmo temo comovente e divertida do realizador John Madden, o Exótico Hotel Marigold. Como só o cinema nos consegue transmitir, os espectadores viveram as peripécias de um grupo de britânicos aposentados que decide ir à descoberta da India "por forma a disfrutarem do seu merecido período de reforma numa luxuosa estância turística". Começo auspicioso para o nosso cineclube que "ameaça" tornar-se um caso sério no panorama cultural da nossa cidade.(Cinema Charlot gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Setúbal).


apm

 

28/11/2013

CINE MAIOR IDADE


A UNISETI retoma  no dia 11 de Outubro, pelas 15 horas, no Auditório Charlot, a tradição do cineclube e apresenta uma programação anual subordinada a três Temas: No 1.º período OS IDOSOS NO CINEMA, com os filmes O Exótico Hotel Marigold, de John Madden; História Simples, de David Lynch; e as Confissões de Schmidt, de Alexander Payne. No 2.º Período Escolar o tema é A ARTE NO CINEMA, onde serão apresentados os filmes Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore; Rapariga com Brinco de Pérola, de Peter Webber; e O Carteiro de Pablo Neruda, de Michael Radford. No 3.º período o tema é A PSICOLOGIA E O CINEMA, com a exibição dos filmes: Voando sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman e a Casa Encantada, de Alfred Hitchcock.
Actividade gratuita, que visa fomentar o gosto pelo cinema, a colaboração interdisciplinar e o convívio entre alunos e professores que se podem fazer acompanhar por familiares e amigos.

HIDROSÉNIOR: MOVIMENTO, ÁGUA E MÚSICA


A UNISETI estabeleceu um protocolo com o Clube Naval, que gere a piscina das Palmeiras, de forma a promover o bem-estar dos seus alunos através da prática da hidroginástica que facilita os movimentos, desenvolve a postura corporal, reforça a resistência cárdio-respiratória e melhora a flexibilidade e equilíbrio. Aulas acompanhadas com música ao vivo, a Hidrosénior vai diversificar a oferta que a Universidade Sénior oferece aos seus alunos no domínio da actividade psico-motora.


 


ABERTURA DO NOVO ANO ESCOLAR



No dia 15 de Setembro foi aprovado o Protocolo de cedência de instalações entre a Câmara Municipal de Setúbal  e a UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal. Porque as mesmas exigiam urgentes obras de reparação, a Direcão foi obrigada a diferir a abertura do ano lectivo para o dia 3 de Outubro, de acordo com os horários já elaborados.

Que o Novo Ano Escolar constitua, como tem sido norma nesta Instituição, um motivo acrescido de partilha do saber, de fomento de novas amizades, de bem estar físico e intelectual. São os nossos votos e a razão de ser de uma comunidade tão especial como é uma Universidade Sénior de Setúbal.