27/01/2015

ALTA DELEGAÇÃO DO MONTEPIO REUNE COM DIRECÇÃO DA UNISETI


Uma delegação ao mais alto nível da Fundação Montepio, constituída pelo Dr. Carlos Beato, Administrador e Dr.ª Paula Guimarães, da Fundação Montepio, esteve reunida com a direcção da UNISETI com o objectivo de conhecer pessoalmente esta importante instituição de ensino destinada à população sénior da região de Setúbal e avaliar em que medida os objectivos e necessidades da Uniseti se enquadravam no escopo de apoio e solidariedade da Fundação Montepio Geral.
Foi proporcionada uma visita à Universidade em funcionamento que deixou extremamente agradados aqueles representantes pois tiveram oportunidade de assistir a aulas em pleno desenvolvimento e trocar impressões com alunos e professores. Na reunião que se seguiu com a direcção da Uniseti, houve oportunidade para a Universidade Sénior de Setúbal apresentar uma resenha das suas actividades passadas e presentes e as suas perspectivas de futuro. E também as carências que neste momento impedem um normal desenvolvimento da sua actividade em prol de um envelhecimento activo da população de Setúbal, designadamente a exiguidade das instalações que dificilmente comportam já a actual população (cerca de 400 alunos e professores) e os equipamentos, designadamente na informática (tanto em software como em hardware) que, face ao esforço que a universidade tem desenvolvido para dar resposta nesta área tão importante, exige um esforço financeiro para o qual a UNISETI busca parceiros credíveis na área da solidariedade social.


Obviamente, que esteve sempre em cima da mesa a urgência da ampliação das instalações da propriedade da Câmara Municipal de Setúbal, que antecipadamente, em reunião com a direcção da Uniseti se mostrou todo o seu empenho dentro das naturais limitações orçamentais. Pode afirmar-se que foi uma reunião extremamente produtiva que abre boas perspectivas para a criação de melhores condições para que o projecto Universidade Sénior de Setúbal venha a consildar-se cada vez mais como uma das mais importantes e participadas instituições sociais e culturais de Setúbal.

15/01/2015

CAFÉ FILOSÓFICO: O LATIM E A TRANSMISSÃO DA CULTURA CLÁSSICA

 
No próximo dia 20 de Janeiro, terça-feira, volta a ter lugar um novo CAFÉ FILOSÓFICO, no âmbito da disciplina Filosofia para Todos, que tem por tema O Latim e a transmissão Cultura Clássica orientado pelo convidado Prof. António Vilhena, ex-assistente da  Faculdade de Letras de Lisboa e professor aposentado do ensino secundário. O formato é de Aula Aberta.

GALERIA UNISETI: ORQUÍDEAS POR VITOR SANTOS

A Galeria UNISETI inaugurou hoje, 5 de Janeiro, uma nova exposição, que expressa o bom acolhimento de que aquele espaço, apesar de não reunir as melhores condições - longe disso -, teve desde a sua recente inauguração junto da comunidade da Universidade Sénior de Setúbal. Desta vez o autor foi o fotógrafo científico Vítor Estrela Santos e foi pretexto para a realização de uma aula aberta ministrada pelo Prof. Antunes Dias
 




                                                                                              fotos: Clara Figueiras

13/01/2015

PALESTRA CIMM - PROF. ALBERTO ALVES

 


NATAL: OS ARTISTAS DA FESTA

Os artistas da Festa de Natal foram este ano "prata da casa". E que bem que estiveram: do já "consagrado" Grupo de Cantares, aos estreantes fadistas oriundos das Aulas de Fado, às danças de salão e ao Coro da Uniseti. Em breve - espera-se -  iremos poder contar com um Grupo de Cante Alentejano.

 
GRUPO CANTARES da UNISETI
 

GRUPO DE FADISTAS da UNISETI


CORO da UNISETI

 
 
Os trajes identificadores da UNISETI foram estreados nesta Festa de Natal, resultado da vontade da direcção em ir ao encontro de várias solicitações e desenhados com talento de uma jovem estilista  e executados com o profissionalismo de uma experimentada professora de costura. Fica o registo.
 
CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS: Fernando Agostinho

06/01/2015

LEMBRANDO OS POETAS SETUBALENSES: FERNANDA ESTEVES

 
O CIMM - Centro de Iniciativas Manuel medeiros da UNISETI promoveu dia 10 de Janeiro, Sábado, pelas 15 Horas, na Casa da Cultura, mais um encontro com uma destacada poetisa setubalense: Fernanda Esteves, que para além de vários livros publicados, tem uma colaboração intensa e de há largos anos no site literário LUSO-POEMAS. Mais um excelente sarau cultural de que aqui deixamos algumas imagens da sessão.
 
 
 
 
 

CINE MAIOR IDADE: O SEGREDO DOS TEUS OLHOS


O CINE MAIOR IDADE inicia o ciclo “A Literatura no Cinema” com o O Segredo dos seus Olhos que venceu o Óscar da Academia de 2010 para Melhor Filme Estrangeiro, baseado no livro de Eduardo Sacheri  La Pregunta de sus Ojos. Intrigante thriller, foge aos estereótipos de Hollywood, tendo em Benjamin Esposito, um detective reflexivo,  acabado de se reformar que para preencher o tempo decide escrever um romance sobre os principais eventos em que participara enquanto polícia “acabando por revisitar as suas próprias memórias de amizade, paixões e mortes”. Um crime, jamais resolvido, fixa-o e ele decide retomar essa investigação, o que o irá surpreender e por fim modificar radicalmente a sua vida. Um filme realizado por Juan José Campanella, que dirigira entre outras as famosas séries de televisão Lei e Ordem  e Dr, House. A não perder, como sempre!

Actividade gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete/convite na secretaria da UNISETI, podendo, quer professores ou alunos, fazer-se acompanhar por familiares e amigos, de acordo com a disponibilidade de lugares.

CINE MAIOR IDADE Coordenação dos Profs. Arlindo Mota e Margarida Costa


01/01/2015

UNISETI NATAL 2014 (4)

O nosso repórter Fernando Neves lá estava no seu posto para registar a parte das variedades!

UNISETI NATAL 2014 (3)

 
 
Os convivas pareciam satisfeitos e a prepararem-se para a segunda parte do programa: A sessão musical com os nossos artistas.

 





UNISETI NATAL 2014 (2)

O livro colectivo "Receitas D'Avós", a nova, útil e bonita publicação da UNISETI, esteve em grande evidência numa mesa à entrada da sala. Várias dezenas foram vendidas (para além do valor em si, constituía também uma óptima prenda de Natal).




 
O nosso repórter fotográfico captou a iguaria que estava prestes a ser servida e que vai abrir o apetite para a nova série de fotografias UNISETI NATAL 2014