12/12/2017

ADMINISTRAÇÃO - Campanha de solidariedade


Com a ida a São Joaninho, no passado dia 8 de Dezembro de 2017, deu-se início ao cumprimento da decisão tomada em reunião do Conselho de Administração de participar activamente no apoio às vítimas dos incêndios florestais que, mais uma vez, devastaram o País.
A desproporção entre as necessidades decorrentes da catástrofe e o contributo possível a UNISETI tornariam modesto o seu gesto. Porém, aquelas forças que nem sequer suspeitamos ter e que surgem em momentos dramáticos, brotaram na nossa Escola e o modesto gesto que seria o nosso, converteu-se num acto sublime de amor ao próximo.
Fomos a uma das zonas mais castigadas pelos incêndios, com vítimas mortais, duas delas familiares de um dos nossos docentes. Levámos o que pudemos angariar: alimentos, agasalhos, ferramentas, um motocultivador adquirido basicamente com os contributos da comunidade UNISETI. Mas levámos, sobretudo, a nossa presença. Assim, fomos visitar o ex-libris da zona, a "Olaria Moderna" , de Molelos, onde ainda se fabricam artesanalmente, objectos de barro preto; vimos trabalhar o barro e a seguir fomos fazer compras à loja que, praticamente esvaziámos. Depois fomos almoçar ali próximo, em Teixedo e também aí fizemos despesa. Por último a visita a São Joaninho, passando rapidamente pela zona mais crítica, por insistência do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, já que, para desgraça, basta o que ouvimos e vimos nos noticiários.  Na Junta de Freguesia pudemos verificar que a solidariedade humana não é coisa vã: uma quantidade enorme de bens, sobretudo alimentares, ocupava quase por completo o vasto espaço de armazenagem, disponibilizado para esta emergência. A estes bens se juntaram os nossos que connosco viajaram. Por último, procedeu-se à formalização da oferta do motocultivador entregue no dia anterior por uma empresa transportadora. 
Regressámos com o sentimento de ter praticado uma acção que muito nos dignifica, nos engrandece e nos reforça internamente.
Certamente não ficará por aqui.





Preparando o barro para...





...moldar...



...brunir ...




















...decorar e cozer...
















...e vender.






Conversa com o Sr. Presidente da Junta, durante o almoço










Sede da Junta de Freguesia de São Joaninho





A Aldeia


A entrega do motocultivador








Assinatura do procolo



.








..e aquele abraço...


























Sem comentários:

Enviar um comentário